3º Bimestre / Aula 6 - Imperialismo ou Neocolonialismo - Século XIX / Segunda Parte

 

A Ásia é o maior dos continentes, tanto em área como em população. Nesse sentindo, o continente concentra uma diversidade cultural enorme. Assim, tem as mais diversas culturas, etnias, religiões e tradições. Por isso despertou o interesse das nações europeias industrializadas que passaram a disputar o domínio de diversos territórios no continente. 


Imperialismo ou Neocolonialismo - Século XIX Segunda Parte

O Imperialismo na Ásia ocorreu no ao longo do século XIX quando potências europeias, o Japão e os Estados Unidos ocuparam regiões asiáticas. A expansão para a Ásia se deveu a fatores econômicos como a garantia de matérias-primas para as indústrias e mercado consumidor para os produtos dos países industrializados. 

Uma das principais consequências das práticas imperialistas do século XIX foram os inúmeros conflitos bélicos entre as nações e por vezes entre a própria população civil. Entre os conflitos podemos destacar:

GUERRA DO ÓPIO (1841-1842)

Países envolvidosInglaterra China.

Causa: A disseminação da droga chamada ópio (a qual tinha fins médicos) entre os chineses, aumentando o consumo e vício dos mesmos e provocando sentimento contrário ao seu comércio por parte do imperador chinês Tao-Kuang.

Na imagem temos alguns chineses consumindo ópio durante a dinastia Qing. 


A guerra: Após a exigência de uma indenização não-paga pelos chineses à Inglaterra devido ao fato de terem sido jogadas 20 mil caixas de ópio entregues pelo representante britânico na China, iniciou-se a Guerra do Ópio. Em 1842, a China foi derrotada e obrigada a assinar o Tratado de Nanquim.

Consequências: A abertura de cinco dos portos chineses ao livre comércio, a abolição do sistema fiscalizador e a entrega a ilha de Hong Kong à Inglaterra, devido ao Tratado.


Na imagem vemos juncos chineses sob bombardeio britânico na Segunda Batalha de Chuenpee, 7 de janeiro de 1841. Durante a Primeira Guerra do Ópio (1838 - 1841).


Rescaldo da Batalha do Forte Taku, 21 de agosto de 1860. Durante a Segunda Guerra do Ópio, uma guerra do Império Britânico e do Segundo Império Francês contra a dinastia Qing da China entre 1856-1860.

REVOLTA DOS TAIPING (1851-1864)

Países envolvidos Inglaterra França,Estados Unidos eRússia contranacionalistas chineses.

Causas: A impotência da elite tradicional e a inoperância da dinastia manchu em enfrentar as sucessivas degradações impostas pelos ocidentais.

Na imagem temos uma escultura de Hong Xiuquan, no Museu de História do Reino Divino Taiping, em Nanquim, China. Em 19 de março de 1853, o movimento Taiping, na China, tomou a cidade de Nanquim, fazendo dela sua capital. A Rebelião Taiping (1851-1864) foi um dos conflitos mais sangrentos da história, um confronto entre as forças da China imperial e um grupo inspirado por um místico chamado Hong Xiuquan, que também se intitulava irmão de Jesus Cristo.


A guerra: Considerada por muitos historiadores um dos mais sangrentos conflitos armados da história da humanidade, contou com a participação dos Taiping (nacionalistas chineses), os quais surgiram de um duplo protesto contra a presença estrangeira na China e ao governo imperial manchu.

Conseqüências: A morte de aproximadamente 20 milhões de civis e militares e o enfraquecimento do governo central chinês.


GUERRA DOS CIPAIOS (1857-1859)

Países envolvidos:Inglaterra eÍndia.

 

Causa: A presença inglesa em território indiano, que despertou o nacionalismo desta região. Os cipaios se voltaram contra as exigências impostas pelas autoridades britânicas na Índia.

A guerra: Teve a participação dos Cipaios (soldados indianos), os quais se organizaram em grupos para deter a presença dos ingleses na Índia. Foram, porém, violentamente reprimidos pelos ingleses, os quais deram fim ao movimento em 1859.


 

Conseqüências: A dissolução da Companhia das Índias, a reorganização do exército colonial e a conversão da Índia em território britânico.

Cipaios enforcados pelos oficiais ingleses / Wikimedia Commons

 

A REVOLUÇÃO MEIJI (Japão, 1867)

País envolvidoJapão

Causa: A abertura dos portos japoneses ao comércio mundial, permitida pelo xogum.

Na imagem vemos uma reprodução da visita real do Imperador Meiji à Tóquio. 

A guerra: Originou-se a partir da união de clãs rivais do xogunato com o imperador Mutsu Ito, contrários à "europeização" imposta ao país com a abertura dos portos, e teve fim com a vitória dos mesmos sobre os poderes locais feudais ligados ao xogum.

 

Conseqüências: Início da Era Meij, que trouxe industrialismo e modernização ao Japão.

A Revolução Meiji (ou Restauração Meiji) pôs fim ao Xogunato Tokugawa, ditadura feudal que dominou o Japão de 1603 a 1868. Com a Revolução, o Japão se tornou o primeiro Estado-nação asiático moderno, com desenvolvimento social e econômico.

O Japão, que até meados do século XIX era feudal, entrou no século XX como uma potência econômica mundial. Tanto que se alinhou à Alemanha e Itália na Segunda Guerra Mundial.

Após a Revolução de Meiji, o Japão não se fechou novamente e nem expulsou os estrangeiros, mas investiu na industrialização e modernização.

Indústrias surgiram aos montes, já que o governo investiu em ferrovias, além disso construiu portos modernos. Isso garantiu empregos, ademais manteve o povo satisfeito.


GUERRA DOS BOXERS (1900)

 

Países envolvidos:Inglaterra,França,Estados Unidos,Rússia,Alemanha eJapão contranacionalistas chineses.

Causa: O sentimento de libertação da China em relação a potências estrangeiras despertado nos "boxers", nacionalistas radicais chineses.

Na imagem as potências imperialistas, como Inglaterra, França, Alemanha, Japão, Áustria, Itália e até os Estados Unidos lotearam o direito ao comércio, recursos naturais e territoriais da China no séc XIX e início do XX. 

 

Os soldados boxers conhecidos como Punhos Harmoniosos e Justiceiros. Os primeiros boxers focavam sua ira em missionários cristãos, estrangeiros que tinham ido viver na China ao longo do século XIX, e em chineses que tinham se convertido ao cristianismo.

A guerra: Teve início com a rebelião organizada pelos "boxers", na qual morreram cerca de duzentos estrangeiros, inclusive o embaixador alemão e fim com a represália com a invasão da China por uma força expedicionária internacional, composta por ingleses, alemães, russos, japoneses e norte-americanos. 

Conseqüências: Além da já citada morte de vários estrangeiros, a China foi obrigada a reconhecer todas as concessões já realizadas às potências imperialistas para efeito de indenização.

Fuzileiros navais norte-americanos combatendo os Boxers na China. Contraste do uso de armas modernas contra armas brancas e artes marciais dos chineses. A rebelião foi sufocada por um exército estrangeiro formado por oito nações, onde milhares foram mortos - muitos assassinados em execuções públicas cruéis. Apesar de derrotado, o levante dos Boxers foi a base do movimento para o fim do absolutismo chinês e a expulsão dos países que ocupavam o país.

Quer que desenha?!?!


Reproduza o mapa mental em seu caderno!!!

Só vendo mesmo!!!



No primeiro vídeo podemos acompanhar com maiores detalhes as transformações ocorridas no continente asiático devido às práticas imperialistas europeias. Já no segundo vídeo abordaremos os desdobramentos da Revolução ou Restauração Meiji para a modernização do Japão. 

Atividades

1) A partir de nossos estudos, quais foram as maiores consequências para os continentes africano e asiático das práticas imperialistas europeias. 

2) A partir do vídeo "Japão Meiji | Nerdologia" elabore um texto narrativo descrevendo a Revolução Meiji.

Referências Bibliográficas

Texto explicativo

http://wwwimperialismo.blogspot.com/2006/11/principais-conflitos-da-fase.html

https://www.todamateria.com.br/imperialismo-na-asia/

https://mundoeducacao.uol.com.br/historiageral/as-consequencias-imperialismo.htm

https://mundoeducacao.uol.com.br/historiageral/a-revolta-dos-cipaios.htm

https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/reportagem/revolta-dos-cipaios-quando-os-indianos-se-armaram-contra-exploracao-britanica.phtml

https://pt.wikipedia.org/wiki/Restaura%C3%A7%C3%A3o_Meiji#:~:text=A%20Restaura%C3%A7%C3%A3o%20Meiji%20(%E6%98%8E%E6%B2%BB%E7%B6%AD%E6%96%B0,a%20derrubada%20do%20Xogunato%20Tokugawa.&text=A%20Restaura%C3%A7%C3%A3o%20Meiji%20tamb%C3%A9m%20marca,Edo%20para%20o%20Per%C3%ADodo%20Meiji.

https://conhecimentocientifico.r7.com/como-a-revolucao-meiji-transformou-o-japao-numa-potencia-mundial/

https://www.em.com.br/app/noticia/educacao/enem/2019/10/01/noticia-especial-enem,1089336/70-anos-da-revolucao-que-tornou-a-china-em-uma-potencia-economica.shtml

https://www.canaleducacao.tv/images/slides/37829_78027c90ddb32c244b7cbe7e0ab24939.pdf

Quer que desenhe?!?!

https://www.passeidireto.com/disciplina/historia/?type=6&materialid=43984505

Só vendo mesmo

https://www.youtube.com/watch?v=WdrWK0GrECo

https://www.youtube.com/watch?v=uncLQV4Y3_s

Imagens e Vídeos

https://pt.wikipedia.org/wiki/Bandeira_do_Reino_Unido#/media/Ficheiro:Flag_of_the_United_Kingdom.svg

https://pt.wikipedia.org/wiki/Bandeira_da_China#/media/Ficheiro:Flag_of_the_People's_Republic_of_China.svg

https://pt.wikipedia.org/wiki/Bandeira_da_R%C3%BAssia#/media/Ficheiro:Flag_of_Russia.svg

https://pt.wikipedia.org/wiki/Bandeira_dos_Estados_Unidos#/media/Ficheiro:Flag_of_the_United_States.svg

https://pt.wikipedia.org/wiki/Bandeira_da_%C3%8Dndia#/media/Ficheiro:Flag_of_India.svg

https://pt.wikipedia.org/wiki/Bandeira_da_Fran%C3%A7a#/media/Ficheiro:Flag_of_France.svg

https://mundoeducacao.uol.com.br/historiageral/a-revolta-dos-cipaios.htm

https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/reportagem/revolta-dos-cipaios-quando-os-indianos-se-armaram-contra-exploracao-britanica.phtml

https://pt.wikipedia.org/wiki/Bandeira_do_Jap%C3%A3o

https://pt.wikipedia.org/wiki/Restaura%C3%A7%C3%A3o_Meiji#:~:text=A%20Restaura%C3%A7%C3%A3o%20Meiji%20(%E6%98%8E%E6%B2%BB%E7%B6%AD%E6%96%B0,a%20derrubada%20do%20Xogunato%20Tokugawa.&text=A%20Restaura%C3%A7%C3%A3o%20Meiji%20tamb%C3%A9m%20marca,Edo%20para%20o%20Per%C3%ADodo%20Meiji.

https://conhecimentocientifico.r7.com/como-a-revolucao-meiji-transformou-o-japao-numa-potencia-mundial/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Flag_of_Germany.svg

https://www.em.com.br/app/noticia/educacao/enem/2019/10/01/noticia-especial-enem,1089336/70-anos-da-revolucao-que-tornou-a-china-em-uma-potencia-economica.shtml

https://www.canaleducacao.tv/images/slides/37829_78027c90ddb32c244b7cbe7e0ab24939.pdf


Comentários