A Ásia é o maior dos continentes, tanto em área como em população. Nesse sentindo, o continente concentra uma diversidade cultural enorme. Assim, tem as mais diversas culturas, etnias, religiões e tradições. Por isso despertou o interesse das nações europeias industrializadas que passaram a disputar o domínio de diversos territórios no continente.
Imperialismo ou Neocolonialismo - Século XIX Segunda Parte
GUERRA DO ÓPIO (1841-1842)
Países envolvidos:
Inglaterra e
China.
Causa: A disseminação da droga chamada ópio (a qual tinha fins médicos) entre os chineses, aumentando o consumo e vício dos mesmos e provocando sentimento contrário ao seu comércio por parte do imperador chinês Tao-Kuang.
Na imagem temos alguns chineses consumindo ópio durante a dinastia Qing.
Consequências: A abertura de cinco dos portos chineses ao livre comércio, a abolição do sistema fiscalizador e a entrega a ilha de Hong Kong à Inglaterra, devido ao Tratado.
Países envolvidos:
Inglaterra,
França,
Estados Unidos e
Rússia contra
nacionalistas chineses.
Na imagem temos uma escultura de Hong Xiuquan, no Museu de História do Reino Divino Taiping, em Nanquim, China. Em 19 de março de 1853, o movimento Taiping, na China, tomou a cidade de Nanquim, fazendo dela sua capital. A Rebelião Taiping (1851-1864) foi um dos conflitos mais sangrentos da história, um confronto entre as forças da China imperial e um grupo inspirado por um místico chamado Hong Xiuquan, que também se intitulava irmão de Jesus Cristo.
A guerra: Considerada por muitos historiadores um dos mais sangrentos conflitos armados da história da humanidade, contou com a participação dos Taiping (nacionalistas chineses), os quais surgiram de um duplo protesto contra a presença estrangeira na China e ao governo imperial manchu.
Conseqüências: A morte de aproximadamente 20 milhões de civis e militares e o enfraquecimento do governo central chinês.
GUERRA DOS CIPAIOS (1857-1859)
Países envolvidos:
Inglaterra e
Índia.
Causa: A presença inglesa em território indiano, que despertou o nacionalismo desta região. Os cipaios se voltaram contra as exigências impostas pelas autoridades britânicas na Índia.
A guerra: Teve a participação dos Cipaios (soldados indianos), os quais se organizaram em grupos para deter a presença dos ingleses na Índia. Foram, porém, violentamente reprimidos pelos ingleses, os quais deram fim ao movimento em 1859.
Conseqüências: A dissolução da Companhia das Índias, a reorganização do exército colonial e a conversão da Índia em território britânico.
Cipaios enforcados pelos oficiais ingleses / Wikimedia Commons
A REVOLUÇÃO MEIJI (Japão, 1867)
Causa: A abertura dos portos japoneses ao comércio mundial, permitida pelo xogum.
A guerra: Originou-se a partir da união de clãs rivais do xogunato com o imperador Mutsu Ito, contrários à "europeização" imposta ao país com a abertura dos portos, e teve fim com a vitória dos mesmos sobre os poderes locais feudais ligados ao xogum.
Conseqüências: Início da Era Meij, que trouxe industrialismo e modernização ao Japão.
A Revolução Meiji (ou Restauração Meiji) pôs fim ao Xogunato Tokugawa, ditadura feudal que dominou o Japão de 1603 a 1868. Com a Revolução, o Japão se tornou o primeiro Estado-nação asiático moderno, com desenvolvimento social e econômico.
O Japão, que até meados do século XIX era feudal, entrou no século XX como uma potência econômica mundial. Tanto que se alinhou à Alemanha e Itália na Segunda Guerra Mundial.
Após a Revolução de Meiji, o Japão não se fechou novamente e nem expulsou os estrangeiros, mas investiu na industrialização e modernização.
Indústrias surgiram aos montes, já que o governo investiu em ferrovias, além disso construiu portos modernos. Isso garantiu empregos, ademais manteve o povo satisfeito.
GUERRA DOS BOXERS (1900)
Países envolvidos:
Inglaterra,
França,
Estados Unidos,
Rússia,
Alemanha e
Japão contra
nacionalistas chineses.
Causa: O sentimento de libertação da China em relação a potências estrangeiras despertado nos "boxers", nacionalistas radicais chineses.
Os soldados boxers conhecidos como Punhos Harmoniosos e Justiceiros. Os primeiros boxers focavam sua ira em missionários cristãos, estrangeiros que tinham ido viver na China ao longo do século XIX, e em chineses que tinham se convertido ao cristianismo.
A guerra: Teve início com a rebelião organizada pelos "boxers", na qual morreram cerca de duzentos estrangeiros, inclusive o embaixador alemão e fim com a represália com a invasão da China por uma força expedicionária internacional, composta por ingleses, alemães, russos, japoneses e norte-americanos.
Conseqüências: Além da já citada morte de vários estrangeiros, a China foi obrigada a reconhecer todas as concessões já realizadas às potências imperialistas para efeito de indenização.
Fuzileiros navais norte-americanos combatendo os Boxers na China. Contraste do uso de armas modernas contra armas brancas e artes marciais dos chineses. A rebelião foi sufocada por um exército estrangeiro formado por oito nações, onde milhares foram mortos - muitos assassinados em execuções públicas cruéis. Apesar de derrotado, o levante dos Boxers foi a base do movimento para o fim do absolutismo chinês e a expulsão dos países que ocupavam o país.
Só vendo mesmo!!!
Referências Bibliográficas
Texto explicativo
http://wwwimperialismo.blogspot.com/2006/11/principais-conflitos-da-fase.html
https://www.todamateria.com.br/imperialismo-na-asia/
https://mundoeducacao.uol.com.br/historiageral/as-consequencias-imperialismo.htm
https://mundoeducacao.uol.com.br/historiageral/a-revolta-dos-cipaios.htm
https://www.canaleducacao.tv/images/slides/37829_78027c90ddb32c244b7cbe7e0ab24939.pdf
Quer que desenhe?!?!
https://www.passeidireto.com/disciplina/historia/?type=6&materialid=43984505
Só vendo mesmo
https://www.youtube.com/watch?v=WdrWK0GrECo
https://www.youtube.com/watch?v=uncLQV4Y3_s
Imagens e Vídeos
https://pt.wikipedia.org/wiki/Bandeira_do_Reino_Unido#/media/Ficheiro:Flag_of_the_United_Kingdom.svg
https://pt.wikipedia.org/wiki/Bandeira_da_R%C3%BAssia#/media/Ficheiro:Flag_of_Russia.svg
https://pt.wikipedia.org/wiki/Bandeira_da_%C3%8Dndia#/media/Ficheiro:Flag_of_India.svg
https://pt.wikipedia.org/wiki/Bandeira_da_Fran%C3%A7a#/media/Ficheiro:Flag_of_France.svg
https://mundoeducacao.uol.com.br/historiageral/a-revolta-dos-cipaios.htm
https://pt.wikipedia.org/wiki/Bandeira_do_Jap%C3%A3o
https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Flag_of_Germany.svg
https://www.canaleducacao.tv/images/slides/37829_78027c90ddb32c244b7cbe7e0ab24939.pdf

















Comentários
Postar um comentário