2º Bimestre / Aula 4 - Era Vargas (1930 - 1945)

 

Era Vargas (1930 - 1945)

A Era Vargas corresponde ao período em que Getúlio Vargas (1882-1954) governou o Brasil por 15 anos, de forma contínua (de 1930 a 1945). Nesse período da história brasileira, o poder esteve centralizado em Getúlio Vargas, que assumiu como presidente do Brasil após o movimento que depôs Washington Luís da presidência.

A Era Vargas teve início com a Revolução de 1930, onde expulsou do poder a oligarquia cafeeira, dividindo-se em três momentos:

  • Governo Provisório (1930 - 1934)
Uma das marcas do governo de Vargas, já manifestada no Governo Provisório, foram as medidas centralizadoras. Entre essas medidas centralizadoras, destacam-se: a dissolução do Congresso Nacional e das Assembleias Legislativas estaduais e municipais e a substituição dos governadores de Estado por interventores nomeados pelo próprio Vargas.

  • Governo Constitucional  (1934 - 1937)
O "Jornal do Recife" celebra a promulgação da nova Constituição e do novo governo em 18 de julho de 1934. A fase constitucional do governo de Getúlio Vargas ficou marcada pela radicalização da política nacional e pelas tentativas presidenciais de centralização do poder.
  • Estado Novo  (1937 - 1945)
Aproveitando-se da instabilidade política no país, Getúlio Vargas referendou a carta constitucional elaborada por Francisco Campos. A nova Constituição foi inspirada na Carta fascista da Polônia, por causa disso ficou conhecida como “polaca”. O teor desse documento tinha caráter corporativista e chancelava a centralização da administração política e econômica do país no poder Executivo. Em 10 de novembro de 1937, o congresso Nacional foi fechado por Vargas, e a Constituição elaborada por Francisco Campos passou a vigorar. Desse modo, instaurou-se o regime autoritário do Estado Novo. O nome Estado Novo adotado para o regime varguista era o mesmo do regime fascista português de Antonio Oliveira Salazar que havia utilizado essa nomenclatura pela primeira vez.


As principais características desse período são: 

  • Centralização do poder: Vargas tomou medidas para enfraquecer o Legislativo e reforçar os poderes do Executivo. Essa característica ficou evidente durante a ditadura do Estado Novo;
  • Política Trabalhista: Vargas atuou de maneira consistente no sentido de ampliar os benefícios trabalhistas. Criou o Ministério do Trabalho e concedeu direitos aos trabalhadores. Era uma forma de reforçar seu poder aproximando-se das massas;
  • Propaganda Política: O uso da propaganda como forma de ressaltar as qualidades de seu governo foi uma marcantes durante a Era Vargas e que também ficou evidente durante o Estado Novo;
  • Capacidade de negociação política: A capacidade política de Vargas não surgiu do nada, mas foi sendo construída e aprimorada ao longo de sua vida política. Vargas tinha uma grande capacidade de conciliar grupos opostos em seus governos, como aconteceu em 1930, quando oligarquias dissidentes e tenentistas estavam no mesmo grupo o apoiando.

Contexto Histórico 

O Brasil vivia a chamada República Velha, ou República Oligárquica, onde o poder era centralizado e para poucos. A presidência era alternada entre os grandes coronéis cafeicultores de São Paulo e os produtores de leite de Minas Gerais – a chamada República Café com Leite. O fim da República Oligárquica se deu com a Revolução de 1930, organizada pela Aliança Liberal em parceria com exército.

Revolução de 1930

Em 1930, as eleições foram realizadas e deram a vitória a Júlio Prestes. No entanto, Prestes nunca tomou posse da presidência. Os aliados mineiros, gaúchos e paraibanos formaram juntos a Aliança Liberal, que se recusou a aceitar a validade das eleições, alegando que houve fraude na vitória de Júlio Prestes.

Campanha para as eleições presidenciais, em 1930.

Junto a isso, os deputados eleitos da Aliança Liberal não tiveram o reconhecimento de seus mandatos. Foi então que os estados aliados planejaram uma revolta armada.

A situação se agravou quando João Pessoa, candidato a vice-presidente de Getúlio Vargas, foi assassinado em Recife por motivos muito duvidosos. Frente a isso, a propaganda getulista se aproveitou para atribuir a culpa do assassinato à oposição.

Noticia da morte de João Pessoa do Jornal do Brasil, em 27 de julho de 1930.

A crise econômica que se acentuou por conta da crise em 1929 fez com que a indignação ao governo aumentasse ainda mais. O Exército, que era desfavorável ao governo, se mobilizou, formando uma junta governamental composta por generais.

Em 3 de novembro de 1930, cerca de um mês depois, Júlio Prestes foi deposto e fugiu juntamente com Washington Luís. A presidência foi passada para Getúlio Vargas, dando fim à República Velha.

Uma das cenas mais famosas da Revolução de 1930 foi a dos jovens militares gaúchos amarrando seus cavalos no obelisco existente até hoje no final da Avenida Rio Branco, com uma mureta atrás, onde o mar batia. A cena simboliza a vitória militar da Aliança Liberal e a decisão do novo governo provisório de instalar Getúlio Vargas no poder como presidente revolucionário e provisório.


Quer que desenhe?!?!

Reproduza o mapa mental em seu caderno! 

Só vendo mesmo né!!!


 

Atividades

1) A Era Vargas foi um período de 15 anos em que o gaúcho Getúlio Vargas governou o Brasil. Pesquise as principais características de cada um dos momentos em que se divide seu governo: Governo Provisório (1930 - 1934); Governo Constitucional (1934 - 1937) e Estado Novo (1937 - 1945). Para isso busque descrever a forma como Vargas governou e as transformações políticas, econômicas e sociais deste período.   

2) A partir do vídeo "ERA VARGAS - Resumo Desenhado" elabore um texto narrativo abordando o tema: Autoritarismo na Era Vargas. 

  

Referências Bibliográficas

Texto Explicativo

https://brasilescola.uol.com.br/historiab/era-vargas.htm

https://pt.wikipedia.org/wiki/Era_Vargas

https://www.todamateria.com.br/era-vargas/

https://www.sohistoria.com.br/ef2/eravargas/

https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/historia/era-vargas

https://www.infoescola.com/historia/era-vargas/

https://www.historiadomundo.com.br/idade-contemporanea/era-vargas.htm

https://beduka.com/blog/materias/historia/resumo-da-era-vargas/

https://mundoeducacao.uol.com.br/historiadobrasil/era-vargas-governo-provisorio.htm

https://www.infoescola.com/brasil-republicano/estado-novo/

https://www.proenem.com.br/enem/historia/era-vargas-o-governo-provisorio/

http://prof-tathy.blogspot.com/2012/08/a-revolucao-de-1930.html

Quer que desenhe?!?!

https://www.docsity.com/pt/mapa-mental-sobre-era-vargas/4931311/

Só vendo mesmo!!!

https://www.youtube.com/watch?v=DL9llZP4a6k

Imagens

https://www.proenem.com.br/wp-content/uploads/2018/11/blog_1810__03_vl-1024x499.jpg

https://mundoeducacao.uol.com.br/historiadobrasil/era-vargas-governo-provisorio.htm

https://www.proenem.com.br/enem/historia/era-vargas-o-governo-provisorio/

https://www.todamateria.com.br/constituicao-de-1934/

https://www.infoescola.com/brasil-republicano/estado-novo/

http://prof-tathy.blogspot.com/2012/08/a-revolucao-de-1930.html

Comentários