3º Bimestre / Aula 5 - Imperialismo ou Neocolonialismo - Século XIX / Primeira Parte

 

Imperialismo ou Neocolonialismo - Século XIX Primeira Parte

O imperialismo ou neocolonialismo do século XIX se constituiu como movimento de domínio, conquista e exploração política e econômica das nações industrializadas europeias (Inglaterra, França, Alemanha, Bélgica e Holanda) sobre outros continentes.

A industrialização do continente europeu marcou um intenso processo de expansão econômica. O crescimento dos parques industriais e o acúmulo de capitais fizeram com que as grandes potências econômicas da Europa buscassem a ampliação de seus mercados e procurassem maiores quantidades de matéria-prima disponíveis a baixo custo. 

Na Europa, há um grupo de países industrializados. Nesses países encontram-se grandes transnacionais da Europa Ocidental, empresas de grande porte que desenvolveram atividades industriais diversificadas.

A busca por recursos passa a abranger todo o globo, o qual, por sua vez, será manipulado por empresas multinacionais e por grandes bancos. Esta ação mais agressiva do capitalismo teve inicio a partir da Segunda Revolução Industrial (1850-1950). As inovações tecnológicas, tal como motores elétricos e à explosão, a siderurgia do aço, os barcos movidos à hélice, os sistemas ferroviários e rodoviários, o telégrafo, o telefone, o automóvel, o avião, irão permitir um avanço das forças imperialistas de um modo sem precedentes na história. Foi nesse contexto que, a partir do século XIX, essas nações buscaram explorar regiões na África e Ásia.

Cabe ressaltar as diferenças entre o Colonialismo do século XV e XVI e o Imperialismo ou Neocolonialismo do século XIX.

Partilha da África

A Partilha da África é o nome pelo qual ficou conhecida a divisão do continente africano durante o século XIX e que finalizou com a Conferência de Berlim (1884-1885).

Países como Portugal já se encontravam no continente desde o século XVI. Utilizavam a África como fornecedor de mão de obra escrava, num comércio lucrativo em que participavam Inglaterra, Espanha, França e Dinamarca.

Charge representado os líderes europeus dividindo o território africano ao seu critério.

A expansão europeia para o continente africano, no século XIX, foi justificada para a opinião pública como a necessidade de “civilizar” este território.

No século XIX, existia a crença na superioridade de raças e de civilizações. Teorias como o Positivismo, de Auguste Comte e o Darwinismo Social, colaboravam para esta ideia.

Assim, era necessário fazer com o que os africanos “atrasados”, segundo os moldes europeus, fossem civilizados.

As notícias do continente africano chegavam à Europa através de relatos de expedições que tinham diferentes finalidades:

  • Expedições científicas: mapear o terreno, medir o potencial geográfico e botânico, e detalhar as muitas etnias que habitavam o continente.
  • Expedições comerciais: conhecer a matéria-prima local e avaliar as possibilidades de exploração.
  • Expedições religiosas: acabar com o politeísmo, com a antropofagia e instaurar o cristianismo.

Assim, percebemos que foram aspectos econômicos, religiosos e culturais influenciaram no desejo pela posse do território.

Para o europeu, era preciso "salvar" o africano da selvageria, do atraso e das práticas que eram tidas como condenáveis no Velho Mundo. Esse tipo de comportamento imperialista embasou o mito do "fardo do homem branco" e a eugenia.

Charge representado o Velho Mundo (Europa) e o Novo Mundo ( Estados Unidos) carregando o "fardo do homem branco", carregando nas costas os povos "atrasados" à civilização. 

Teorias Raciais e Imperialismo

O darwinismo social se caracterizou como outra teoria que legitimou o discurso ideológico europeu para dominar outros continentes. O darwinismo social compactuava com a ideia de que a teoria da evolução das espécies (Darwin) poderia ser aplicada à sociedade. Tal teoria difundia o propósito de que na luta pela vida somente as nações e as raças mais fortes e capazes sobreviveriam.

A partir de então, os europeus difundiram a ideia de que o imperialismo, ou neocolonialismo, seria uma missão civilizatória de uma raça superior branca europeia que levaria a civilização (tecnologia, formas de governo, religião cristã, ciência) para outros lugares. Segundo o discurso ideológico dessas teorias raciais, o europeu era o modelo ideal/ padrão de sociedade, no qual as outras sociedades deveriam se espelhar. Para a África e a Ásia conseguirem evoluir suas sociedades para a etapa civilizatória, seria imprescindível ter o contato com a civilização europeia.

Na década de 1930, foi publicada a primeira edição da história em quadrinhos em que o personagem Tintim, um jovem repórter belga, faz uma expedição ao Congo, colônia do seu país na época. A imagem do repórter Tintim, nas suas atitudes e, principalmente, na reação da tribo africana a elas, denota alguns dos significados das ações civilizadoras, pela ótica dos colonizadores europeus.

Hoje sabemos que o evolucionismo social e o darwinismo social não possuem nenhum embasamento ou legitimidade científica, mas no contexto histórico do século XIX foram ativamente utilizados para legitimar o imperialismo, ou seja, a submissão, o domínio e a exploração de continentes inteiros.


Quer que desenhe?!?!


Reproduza o mapa mental em seu caderno! 

Só vendo mesmo né!!!



Atividades

1) Quais são as principais consequências para as populações africanas do processo civilizatório imposto pelos europeus a partir do Imperialismo do século XIX?

2) A partir do vídeo "Entenda o Imperialismo", elabore um texto refletindo os aspectos das práticas imperialistas nos dias de hoje, em nosso cotidiano.    

Referências Bibliográficas

Texto Explicativo

https://mundoeducacao.uol.com.br/historiageral/darwinismo-social-imperialismo-no-seculo-xix.htm

https://brasilescola.uol.com.br/historiag/neocolonialismo.htm

https://www.historiadomundo.com.br/idade-contemporanea/imperialismo.htm

https://www.todamateria.com.br/imperialismo/

https://www.todamateria.com.br/partilha-da-africa/

https://sites.google.com/site/historia1958/imperialismo-e-neocolonialismo

https://mundoeducacao.uol.com.br/historiageral/darwinismo-social-imperialismo-no-seculo-xix.htm

https://www.significados.com.br/imperialismo-e-neocolonialismo/

https://brasilescola.uol.com.br/historiag/a-ideologia-imperialista.htm

https://brasilescola.uol.com.br/historiag/neocolonialismo.htm

https://pt.slideshare.net/AdrianaGomesMessias/industrializao-pioneira-europa

http://mestresdahistoria.blogspot.com/2014/03/roteiro-de-estudos-imperialismo-e.html

Quer que desenhe?!?!

https://historiadigital.org/recursos/imperialismo-20-recursos-para-voce-aprender-mais/

Só vendo mesmo!!!

https://www.youtube.com/watch?v=608WuWDe_dY

Imagens

https://www.slideshare.net/isameucci/imperialismo-e-neocolonialismo-parte1e2

https://pt.slideshare.net/brucesouzaportes9/neocolonialismo-66478692

http://tudoparao9ano.blogspot.com/2012/04/geografia-paises-europeus-ocidentais-e.html

http://professormarcianodantas.blogspot.com/2012/07/paises-europeus-ocidentais-altamente.html

https://b1ehmc.wordpress.com/5-el-imperialismo-del-siglo-xix/

http://www.clebinho.pro.br/wp/?p=4450

https://brainly.com.br/tarefa/25488999

http://mestresdahistoria.blogspot.com/2014/03/roteiro-de-estudos-imperialismo-e.html

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